Search This Blog

Sunday, May 30, 2010

Portuguese American / Canadian American Online Survey

I strongly suggest that the readers review this survey. It dispels many myths traditionally accepted. Although it maybe somewhat compromised by the  those filling the survey, it gives an interesting cross section, and probably the most up to date review of both the Portuguese American and Canadian American Diáspora.
Well worth reading!

José M. L. Alves
Vista, CA

www.christiancollegefaculty.com/anderson/DulceScottSurveyResultsOne.pdf

ONLINE SURVEY SHOWS THAT THE DESCENDENTS OF PORTUGUESE IMMIGRANTS, WHO TOOK THE SURVEY, HAVE ACHIEVED A HIGH LEVEL OF INTEGRATION INTO AMERICAN AND CANADIAN SOCIETIES, WHILE REMAINING COMMITTED TO THEIR ETHNIC IDENTITY AND CULTURE, THE LUSO COMMUNTITIES, AND PORTUGAL

Dulce Maria Scott, Ph.D.

Anderson University

May 23, 2010

2 comments:

joão coelho said...

Andando pela net à procura, como sempre, de matéria sobre os Açores, venho ter a este blogue. Desço a página inicial e..surpresa! Uma foto do Zé Mauricio, de 1957, meu colega da Escola Primária de S.José, em Ponta Delgada! Ia-me dando uma coisa...! Mais de 50 anos passados, o Zé Mauricio com aquele sorriso traquinas que recordo dos nossos tempos de meninos de calção..alunos do prof. Serafim de Medeiros, um Mestre rigoroso e disciplinador, natural do Nordeste, se não erro. Homem de cara fechada, de poucas falas, adoptava, por vezes, algumas atitudes cruéis; tu, eu, o Pracana e, creio, o Fernando Ramiro, eramos dos melhores da classe e então, quando o prof.Serafim resolvia castigar os mais atrasados ou os mais indisciplinados, chamava-nos e aos colegas a punir à frente da sala, junto à secretária dele, passava-nos a régua de madeira para as mãos e..Zé Mauricio, dás tantas reguadas neste; Manuel João, tantas reguadas naquele e por aí fora, até achar que a sessão devia encerrar-se..
Aliás, aquele Campo de S.Francisco foi o espaço de moldagem das nossas cabeças: de um lado a Escola, com a professora D.Laurinda, o prof.Serafim, a outra senhora,cujo nome não lembro, professora de Canto Coral que, com um violino e batendo o ritmo com o pé no chão, nos ensinava o Hino Nacional, o hino da Mocidade Portuguesa (...lá vamos cantando e rindo...)e o hino da Restauração (...Portugueses celebremos o dia da Restauração...)e o prof. Raposo e Silva, terror da miúdagem, que enchia o Campo com o som intenso da sua voz, quando se zangava nas aulas, e as janelas estavam abertas.
Do outro lado do Campo, a Igreja de S.José, com o padre Maia, dono das nossas almas através da catequese, o pecado e o inferno sempre a rondar - ainda me lembro de ter sentido necessidade de confessar ao padre Maia que tinha tirado 10 centavos à minha mãe...
Mas o Campo era também o nosso recreio, lugar das corridas, do brincar aos 4 cantos, do pião (..partir, pagar..rachar pró lume..) e do berlinde, neste caso com as 3 covinhas feitas no chão de terra, por debaixo da árvore centenária (é metrosíro que se diz?) que ainda lá está, segura por cabos de aço...o berlinde jogado com as bolas de vidro das laranjadas da Melo Abreu,sempre de olho em algum artista que aparecesse com "abafadores" (bolas de vidro colorido vindas da América) que tinham direito a apropriar-se das nossas plebeias bolinhas de cor cinzento-esverdeado..
Enfim, memórias.
Julgo que tu moravas a seguir ao Convento do Senhor Santo Cristo dos Milagres, na rua da Esperança (é assim?) eu estava na rua Coronel Miranda, conhecida por rua do Saco, no Largo 2 de Março; depois da Primária seguimos rumos diferentes, tu foste para o Liceu, eu para a Escola Industrial. Entretanto, fiz a minha vida em S.Miguel até 1975, depois fixei-me aqui em Lisboa.
Foi uma bela surpresa encontrar-te aqui, mas se não fosse a foto de 1957 não te reconheceria..Presumo que sejas o "rapaz" de barba e um pouco "descapotável" que aparece nas outras fotos..
Vai daqui um grande abraço, com votos de muita saúde, do

Manuel João Baptista Ferreira Coelho (João Coelho)

Um Corisco said...

Não sabes a bela surpresa que me deste ao me escreveres. Que belas recordações desses tempos. Nas fotos da reunião de alunos, estou de casaco azul....bigodão e como diz a minha mulher...cada vez com mais cara!Envia-me o teu mail pessoal para a minha direcção privada 1corisco@gmail. Teria imenso prazer em continuar a conversa.
Aceita um forte abraço