Search This Blog

Friday, May 25, 2012

SAN DIEGO - DE CABRILLO AO PRESENTE - 1991

 Apresentei este trabalho em 1991, durante o III Congresso de Comunidades Açorianas, que se realizou em Ponta Delgada. 
Reconta em termos gerais o contributo açoriano para o desenvolvimento da comunidade portuguesa em San Diego até aquela data.
Desde então muito mudou, desde o nível de imigração, à indústria atuneira e à comunidade em si.
A comunidade portuguesa hoje em dia, está totalmente integrada e diversificada no seio americano, perdendo-se a língua cada vez mais, mas mantendo-se as tradições, embora reflectam um alto nível de intrepertação  por parte das novas gerações.
Para efeitos deste blog, incluí fotos representativas das referencias, e que não foram apresentadas em Ponta Delgada.

A presença Portuguesa em San Diego estabelece-se com a descoberta da Alta Califórnia a 28 de Setembro de 1542 pelo navegador português ao serviço de Espanha, João Rodrigues Cabrilho.
Esta curta presenca só se viria a reestabelcer com a passagem por estas paragens de baleeiros acorianos que vieram criar estações baleeiras ao longo da costa californiana. Consta mesmo que, em 1879, já se encontravam pescadores açorianos a trabalhar os mares destas costas, mas so em 1884 é que se estabelece a primeira comunidade acoriana com a chegada de Manuel Francisco Madruga, sua mulher Rosalinda e filhos Manuel e Harry. Eram estes oriundos das Ribeiras do Pico.  Não foi um acaso a vinda destes para San Diego, pois Manuel Madruga já ouvira de baleeiros regressados ao Pico, da riqueza dos mares de San Diego, assim como do seu clima temperado. 
                                                                               Foto: ©JMLA
Segundo a historiadora Margaret Hilliard, é universalmente aceite, que a zona priviligiada em San Diego denominada por La Playa foi "colonizada pelos portugueses".
Assim, a presença açoriana estabelece-se permanentemente em San Diego. Manuel Madruga em breve chamaria para seu lado o seu cunhado de apelido Avila. Atraz deste viriam outros homens do Pico de nome Medeiros, Goularte, Monteiro, Monise, Soares e Cardoso. Em 1887, segundo o registo civil do condado de San Diego esta presença açoriana crescia em importância com o aparecer de casas comerciais. Foram estes o caso de José Leal Cardoso que abriu uma peixaria na baixa da cidade e dos irmãos Manha que de igual modo abriram uma mercearia.
Em 1889, Joe Miller (José Silva) e António Xavier Simas, também oriundos do Pico, abriam uma peixaria junto às docas de onde chegaram a exportar peixe em sal moura para as ilhas do Hawaii.
Aquando da chegada em 1906 a San Diego de Lawrence Oliver (Lourenço Oliveira), natural da Calheta de Nesquim no Pico, a comunidade açoriana em San Diego, já estava em ritmo de grande desenvolvimento, na sua quase totalidade residente na área de La Playa e de Roseville, hoje mais conhecidas pelo nome generalizado de Point Loma. Lawrence Oliver viria a ser o membro preeminente dessas comunidades, onde foi um grande industrial, não só na comunidade portuguesa como também no meio comercial americano. Os seu exitos foram recontados na sua autobiografia, "Never Backward".
                                                                        Foto: ©JMLA
Por esta altura, os costumes trazidos dos Açores já eram parte integrante da actividade socio-cultural da comunidade. Em encontros familiares dançava-se a chamarrita e no domingo de Pentecoste, celebrava-se a Festa do Divino Espírito Santo. Esta mesma comunidade açoriana teria parte importante no estabelecimento da igreja local de Santa Inês. No entanto, a comunidade crescia, e em geral dedicava-se à faina da pesca costeira de bonito, dourado e cavala. Este peixe era vendido a comerciantes locais e também salgado e seco para exportação para os vales de Sao Joaquim, Sacramento e Santa Clara onde era muito apreciado pelas comunidaes açorianas ali radicadas e que se dedicavam à agricultura e a lavoura.
Em 1910, um Cabo Verdiano de nome Frank Silva, residente em San Diego, principiara uma coleta para a compra de uma coroa do Espírito Santo que viria a ser mandada vir do Pico para celebrar a Festa do Espírito Santo. A casa de Manuel Cabral foi escolhida pelo seu tamanho para servir de salão comunitário e de Império do Espírito Santo. As tradicionais sopas do Espirito Santo eram confeccionadas em casas particulares, sendo mais tarde servidas em comunhão aos presentes.
                             Foto: www.phcsandiego.com/
Em 1912, chega a San Diego, Manuel Oliveira Medina, mais conhecido por M.O. Medina. Oriundo das Ribeiras do Pico, seria ele a pessoa reconhecida como sendo o impulsionador da pesca comercial de atum nos Estados Unidos.
Em 1914 e como a comunidade açoriana continuava a crescer, esta festa passava a ser celebrada num salão de nome Cabrillo Pavillion
de que eram donos os picoenses Frank Lawrence, Dennis Oliver, José Leal Monteiro e o terceirence Joe Azevedo. Neste mesmo ano, o terceirense Joe Azevedo (José Azevedo) abre a única fábrica de conserva em San Diego que jamais pertencera a portugueses, de nome San Diego Packing Company. Aqui é enlatado atum, ao mesmo tempo que se prepara outro peixe em sal moura.
Em 1918, Manuel Correia (Manuel Madeira) oriundo da Madeira chega a San Diego, e vem a casar com uma descendente de açorianos, Mary Monteiro.
O ano de 1919 vê o princípio da pesca comercial do atum quando M.O. Medina contrata com a conserveira Hume Cannery. Este era o passo gigante que iria por San Diego no mapa como sendo o principal centro piscatoria do atum e onde estava a nascer aquilo que seria a maior indústria atuneira no mundo.
Novamento com o desenvolvimento económico e populacional da comunidade, e sob a liderança de M.O. Medina, a celebração do Culto do Divino Espírito Santo passaria a ser organizado como Irmandade. Assim e com o retorque de que " o Senhor Espírito Santo não paga renda" referencia ao uso do Cabrillo Pavillion, M.O. Medina coordenava a construção de um salão e capela do Espírito Santo. Com o contributo dos pescadores e a boa vontade da comunidade, em 1922 inaugurava-se o Salão Português, United Portuguese Sociedade do Espírito Santo.
No entretanto, a pesca do atum aumentava a grandes proporções a imigração açoriana continuava a ritmo bastante graduado Homens do mar como M.O. Medina cada vez aventuravam até mais longe à procura do atum. Por essa altura, já se utilizava o gelo como método de conservação do pescado, sendo um dos grandes comerciantes de gelo, Lawrence Oliver.
Seria em 1926 que M.O. Medina viria a contruir o que então foi o maior barco atuneiro da altura, o Atlantic, com o comprimento de 112 pés e com um motor de 300 cavalos. Este foi o primeiro atuneiro tipo Clipper, e que fora desenhado por Manuel Madruga Junior, considerado o pai da frota de atuneiros "Clipper" do Sul da Califórnia. 
                                              Foto: http://tunaseiners.com

Para que se note a influência dos açorianos na pesca do atum, basta lembrar alguns dos nomes dos barcos de então como o Picaroto e o Azoreana.
Por esta altura chegara também a San Diego um outro picoense, António Garcia da Rosa que a curto prazo chamou os seus irmãos Manuel, Victor, José e Lionel da Rosa. Estes irmãos viriam a criar uma nova dinastia de eminentes pescadores.
                                                  Foto:  http://tunaseiners.com
É nessa altura que a comunidade açoriana em San Diego principia um período de transição no seu carácter, pois apareciam mais e mais madeirenses e continentais, que na sua maioria vinham da costa leste dos Estados Unidos onde se tinham dedicado à pesca do bacalhau e a indústria de texteis.
De 1926 até ao princípio da segunda guerra mundial, a indústria atuneira, na sua maioria sob a liderança de açorianos viveu o que se pode considerar a sua era de maior desenvolvimento. Foi nesta altura que o pescador do atum aperfeiçoou o sistema de pesca de cana com anzol sem farpa, tão habilmente utilizado pelos japoneses que aqui pescavam. Ao mesmo tempo, inventara-se o sistema de congelação do pescado, primeiro com gelo e mais tarde com água salgada e refrigeração. Manuel Madruga Júnior desenhador no Campbell Industries em San Diego continuava a traçar barcos mais modernos e maiores, oferecendo assim um raio de acção muito maior aos outos estaleiros de barcos atuneiros. A pesca levava-os já não só às costas do México, como à América Cental e do Sul e às longínquas águas do Pacifico Ocidental.
                                    Anzol sem farpa - Foto www.phcsandiego.com/
No entretanto, as organizações fraternais que se tinham implantado na comunidade açor-californiana alastravam-se até San Diego. San Diego contava no seio da comunidade açoriana com secursais de todas as organizações fraternais de socorros mútuos. É em 1939 sob a direcção de Lawrence Oliver que se forma uma organização de carácter puramente sociocultural e com base em San Diego. É esta o Portuguese-American Social and Civic Club. Apesar de se encontar em pleno declínio, são lembradas com grande saudade as suas actividades socio-culturais, muitas delas de índole açoriano, tais como a matança do porco e o carnaval.
Em 1942 e novamente sob a direccao de Lawrence Oliver com a colaboração do senador estadual Ed Fletcher, chega a San Diego a estátua do navegador português, João Rodrigues Cabrillo, que ao serviço de Espanha, foi o primeiro europeu a pisar a Alta Califórnia. Oferta do governo portugues ao povo da Califórnia, não chegou a tempo para a feira mundial que se realizara em 1939 em San Francisco. Seria essa estátua de Cabrilho que viria a ser colocada no parque "Cabrillo National Monument" na peninsula de Point Loma onde ainda hoje se celebra com grande pompa o historico desembarque de Cabrilho sob os auspícios do Cabrillo Festival Inc., cuja presidente e principal impulsionadora é a comendadeira Mary Rosa Giglitto filha de picoenses.
                                                         Foto: ©JMLA
Com o rebentar da Segunda Guerra Mundial, o pescador do atum viu os seus barcos apropriados pela armada. Muitos foram os barcos atuneiros então classificados como YP's que prestaram valioso serviço nas batalhas do Pacífico, transportando não só homens como mantimentos. Abordo desses barcos muitos dos seus oficiais eram os antigos capitães desses mesmos atuneiros que pelo seu conhecimento daqueles mares e competencia, foram a causa de que mais vidas não se perderam em batalhas costeiras desse conflito. Vários foram os pescadores do atum de San Diego que perderam a vida em auxílio das forças aliadas. Entre os muitos sobreviventes ainda residem em San Diego, Ed Varley e Joe Madruga, descendentes de açorianos assim como Joaquim Theodore, da ilha do Pico, o sobrevivente mais condecorado da batalha de Guadalcanal.
                                                             Foto:  www.sandiegohistory.org/


Durante a guerra, a faina da pesca limitara-se as áreas costeiras e em barcos mais pequenos que no entretanto mantinham um serviço de observação costeiro para a armada americana.
Apos a guerra, e porque muitos dos barcos atuneiros se perderam na mesma, houve uma nova oportunidade para que a pesca se desenvolve-se. Ao mesmo tempo, um novo sistema de pesca estava a provar ser o futuro da pesca do atum. Este era o da rede de cerco.
No entretanto, a comunidade portuguesa em San Diego continuava em acelerado crescimento. Tornara-se mais afluente, mas continuava a viver as suas tradições, nunca esquecendo a Festa do Espírito Santo. Em 1948, o antigo salão do Espírito Santo, era substituido por um moderno e bem apetrechado imóvel, que ainda hoje é utilizado pela comunidade.
A meados da década de cinquenta, a faina da pesca em San Diego, principia novamente num periodo de transição com as renovações feitas nos antigos barcos de pesca com isca que agora optavam pelo sistema de rede de cerco. Os próximos dez anos seriam anos decisivos para a frota atuneira, pois com o desenvolvimento da rede de cerco, apareceram novas técnicas de pesca, muitas delas resultado da evolução levada a cabo pelos pescadores portugueses, que tomavam a liderança absoluta da frota de pesca atuneira. Em contrapartida dessa evolução, o desenho do barco de pesca do atum do comendador José V. Silva natural de Santo Amaro do Pico e agora desenhador mestre na Campbell Industries de San Diego passou a ser o atuneiro a desejar por todos os pescadores. Mundialmente conhecido pelas suas bonitas linhas é hoje o traçado preeminente no desenho de atuneiros. Entre os barcos que desenhou e dirigiu a construcao, encontram-se o Evelyn da Rosa, propriedade do armador Cristiano Garcia da Rosa, seu cunhado, o Elizabeth C.J., que já pescou nos mares dos Açores, hoje com o nome de Pamela Ann, e o Brenda Jolene propriedade dos armadores e irmãos Manuel e José Jorge, todos estes oriundos da ilha do Pico.
                                                   Foto: http://tunaseiners.com
É em 1978 que a faina da pesca atinge o seu auge. A partir dessa data, muitas tem sido as restrições governmentais, económicas e ecológicas que tem vindo a causar uma decadencia na indústria atuneira de San Diego, ao ponto de a maioria dos barcos da praça de San Diego terem sido vendidos, ou de estarem a pescar sob bandeiras estrangeiras. Ao mesmo tempo, a tecnologia tem sido exportada e hoje a preeminencia da pesca do atum pertence ao México e ao Japão.
Nos anos de setenta, a comunidade gozava um crescimento económico bastante elevado assim como acabara de receber um influxo grande de imigrantes dos Açores e da Madeira. Em 1975, cria-se um movimento sociopolítico que vinha ao encontro de manter viva a identidade açoriana em virtude dos acontecimentos políticos em Portugal. Ter-se-ia formalizado este movimento com a organização comunitária sociopolítica Aliança Açoreana sob a direcção de açorianos de destaque em San Diego liderados pelo Comendador Paulo Goulart, Dr. Mário Telles Ribeiro e Comendador José M.L. Alves. Tinha esta organização como base não só manter viva a identidade açoriana, como também dinamizar a comunidade para uma participação mais activa na vida política americana, mantendo ao mesmo tempo estreitos laços com o espaço Açoriano. 
                                          Fundadores Aliança Açoriana 1975
Novamente em 1977 nasce uma nova organização de nome Portuguese Historial Center (Centro Histórico Português). Tem esta nova organização um caracter puramente cultural e informativo e de preservação histórica. Teve como seu benemérito e primeiro presidente um micaelense o falecido Basílio Alves de Freitas. Hoje o Centro Histórico Português tem uma folha de trabalhos brilhante. Nos seus arquivos possui uma colecção fotográfica sobre a comunidade e a pesca do atum que ultrapassa os 3,000 exemplares, mantem arquivos de entrevistas orais com membros da comunidade, assim como materiais didácticos sobre a comunidade. Possui além disso uma óptima biblioteca com mais de 2,500 volumes. Todos os anos organiza uma noite de reconhecimento, onde são homenagiados membros da comunidade que se tem destacado no serviço da mesma.
                                                   Inauguração Centro Histórico Portugues
Sob os auspícios do Centro Historico Portugues, o capitao Anthony Mascarenhas dinamizou a criação de um museu sobre a pesca do atum, hoje encerrado, vítima da crise atuneira. Mas o contributo do pescador do atum, uma grande percentagem deles açorianos, não ficará esquecido para as gerações presentes e vindouras, pois sob a direcção do acima citado capitão Mascarenhas e os auspícios do Centro Histórico Português, ficou erigido para sempre o "Monumento ao Pescador do Atum" localizado numa das zonas marítimas mais belas de San Diego, em lugar onde este pode ser apreciado pelos muitos visitantes, assim como pelo pescador do atum que o pode avistar na sua entrada e saída da baía de San Diego. 
                                                                           Foto:©JMLA
Hoje o Centro Histórico Português é uma organização em pleno desenvolvimento, mantendo as mais cordiais relações com instituições de ensino primário, secundário e universitário, assim como museus e comissões culturais não só em San Diego, como na Califórnia inteira, e além-fronteiras americanas, com entidades dos governos das regiões dos Açores e Madeira e do governo português. Presentemente o Centro Histórico Português está empenhado na organização do III Simpósio sob o tema "V Centenario da Era dos Descobrimentos Portugueses" a realizar por ocasião das celebrações dos 450 anos da descoberta da Califórnia por João Rodrigues Cabrillo. Ainda a quando do II Simpósio foi presidente honorário do mesmo, o Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores Dr. João Bosco Mota Amaral. 
                                                         Foto: ©JMLA
Esta é a história em traços muito largos duma comunidade fundada pelo suor e árduo trabalho de açorianos à mais de 100 anos. O seu contributo para com a sua terra adoptiva é inestimável. Basta dizer que a indústria atuneira teve posição primária nas indústrias de San Diego. Ao mesmo tempo, atingiu uma posição a nível mundial sem paralelo. Em relação ao contributo socioeconómico da comunidade portuguesa em San Diego para com a sua zona de acolhimento, é de notar que esta foi e até certo ponto mantem-se uma das comunidade imigrantes mais ricas nos Estados Unidos. Não só trabalharam os membros da mesma, nesta zona, como investiram nos mais variados sectores económicos, ainda hoje mantendo um alto nível de poder económico. Em relação ao seu contributo social, o imigrante açoriano sempre teve a habilidade de se adpatar e de se assimilar com facilidade ao meio de acolhimento. Trouxeram consigo e vivem muitos dos costumes da sua terra, que muito vieram a enriquecer o mosaico étnico de San Diego.
A comunidade portuguesa em San Diego, hoje, está a atravessar um período difícil. A pesca quase que sessou. Buscam-se novas profissões. O fenómeno emigratório terminou. Esta é uma comunidade cuja identidade principia a desaparecer. As gerações de descendentes daqueles primeiros açorianos estão quase na sua totalidade assimilada na sociedade americana. Perguntando a qualquer membro desta, de onde vieram os seus avós, a identificação açoriana perdeu-se e relacionam-se como sendo portugueses, muitas vezes não sabendo onde se situa os Açores. E isto para não falar da língua. A identificação portuguesa pode ser reduzida a simples palavras, que aliás se podem identificar como termos açorianos: pão doce, linguiça e sopas.
A comunidade portuguesa de hoje em San Diego, em relação a emigrados e primeira geração, pode reduzir-se a cerca de quinhentas famílias, cuja naturalidade se pode dividir em 50% madeirense, 45% açoriana e os demais continentais e angolanos.
Nestes grupos o português é usado com frequência pelos mais velhos, mas somente por uma minoria de seus descendentes. A língua de conveniência é o inglês. Daí a necessidade de materiais que possam ser utilizados pela comunidade, mas em inglês. Existe a necessidade de se manter o português como língua de origem, mas a realidade é que para que se possa manter uma identidade açoriana com os descendentes de açorianos em San Diego, que no caso de muitas famílias já vai na quinta geração, é necessário que apareçam em inglês materiais sobre os mais variados temas relacionados à história, etnografia, culinária e cultura açoriana. Foi exactamente ao encontro destas faltas, que veio, o recentemente publicado livro da autoria da secretária do Centro Histórico Português, Professora Cecília Cardoza Emílio, intitulado "Azorean Folk Customs". Já na sua terceira edição, e resultado de investigações levadas a efeito na biblioteca desse mesmo centro, vem este ao encontro de uma lacuna que existia na comunidade no referente a costumes açorianos, costumes estes de muitos dos pais, avos e bisa-vos dos açor-americanos residentes em San Diego.
                                                           Foto:©JMLA
San Diego, a terra de Cabrillo, comunidade fundada por açorianos à mais de cem anos, considerada a mais afluente das comunidades de emigrantes, tem à sua frente um grande desafio. Como manter a sua identidade, ao mesmo tempo interagindo com sociedade americana, numa altura em que atravessa um período difícil de adaptação às mudanças económicas da actualidade. Esperamos que com o mesmo denodo com que os primeiros emigrantes açorianos venceram as adversidades de então, os seus descendentes possam recorrer às qualidades de açoriano que lhe são inerentes no sangue. Esperamos que sim!

San Diego, 27 de Novembro de 1991

José Maurício Lomelino Alves
Presidente
Centro Histórico Português

Dados Históricos:
Claire Meridier Alves/Historiadora do Portuguese Historial Center

32 comments:

Anonymous said...

Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?

I mean, what you say is fundamental and everything. However
think about if you added some great images or videos to give your posts more, "pop"!
Your content is excellent but with images and clips, this
blog could definitely be one of the most
beneficial in its niche. Good blog!

My blog post stretch mark lotion

Anonymous said...

I think this is among the most important info for me. And i am glad
reading your article. But wanna remark on some general things, The web site style is
ideal, the articles is really great : D. Good job,
cheers

Stop by my homepage - how to get rid of stretch marks

Anonymous said...

I always used to read article in news papers but now as I am a user of net thus from now I am using net for content, thanks to web.


Feel free to visit my page http://incident.com/

Anonymous said...

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you
relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you could be
giving us something enlightening to read?

Also visit my site; http://www.wikifestera.com/index.php?title=Replenishable_Energy_For_Mother_Earth

Anonymous said...

For most up-to-date news you have to pay a visit
world-wide-web and on world-wide-web I found this site as
a most excellent site for most recent updates.

Feel free to visit my site: ford ranger

Anonymous said...

Thank you for every other great post. Where else may just anybody
get that kind of info in such a perfect manner of writing?
I have a presentation next week, and I am at
the look for such info.

Also visit my homepage - mederma stretch mark therapy reviews

Anonymous said...

Hey There. I found your blog using msn. This is a very
well written article. I will make sure to bookmark
it and return to read more of your useful information.
Thanks for the post. I will definitely comeback.

Feel free to surf to my blog post ... laser stretch mark removal

Anonymous said...

Wonderful post! Wе are linking to thіs gгeat content on
our site. Keep up the grеat ωriting.


Αlso viѕіt my blog; http://alofokemusic.net/comunidad/groups/staying-burnout-in-some-weight-loss-process/

Anonymous said...

The touch screen automatically gets turned off if you do not use the device for
a specified period. Samsung, the New York Times, is reporting, is set to offer for sale the Samsung Galaxy S IV
which will offer automatic scrolling by monitoring eye movements.
Speedy shutter response times and also rush shot modes even help produce pro-quality
pictures.

Feel free to visit my blog ... samsung s3

Anonymous said...

9 fps while battery life is rated at about 850 shots.
With so many additional and better features in the Canon 5d mark iii camera, it is not surprise
that it is available at a much higher price than the 5DMark III camera.

No matter how much you pay for something, it's going to have something about it that you either don't like or don't require.

Anonymous said...

Thanκs for your marvelous posting! Ι definitely enjoyеd rеаding it, you're a great author. I will make certain to bookmark your blog and will come back someday. I want to encourage you continue your great writing, have a nice weekend!

Stop by my blog post; just click the up coming article

Anonymous said...

If you ωаnt to obtain a good deal fгom thiѕ
article then you have to aρplу these mеthods tо your won web ѕite.


Feel free to surf tо my web blog: what are hemorrhoids

Anonymous said...

Thanks , I've just been searching for information about this subject for ages and yours is the greatest I'νе
fοunԁ out till nоw. But, what concernіng thе bottom linе?

Are yοu сertаin concerning the supply?



Also viѕit my pаge :: Haarausfall

Anonymous said...

Hello еveгyone, іt's my first visit at this site, and article is genuinely fruitful for me, keep up posting such articles.

Also visit my web page Going On This Site

Anonymous said...

It's difficult to find educated people for this subject, however, you seem like you know what you'гe
tаlking аbοut! Thanks

Here iѕ my site - Cure Hemorrhoids

Anonymous said...

It's remarkable to pay a visit this website and reading the views of all friends about this article, while I am also keen of getting experience.

Here is my web page: Linked Site

Anonymous said...

Eхcellent site. A lot of helpful info here. I am
senԁіng it tο a few pals ans alsо sharing in delicious.
And certаinly, thаnks in уοur еffοrt!



my web site hemroid

Anonymous said...

I am nο longеr surе wheге you are gеttіng your infο, but grеаt topic.

I must spend ѕome tіme learning moгe οr understanԁing more.
Thanks fοr magnіficеnt informatіon ӏ
was оn the lookout for this іnformatiοn
for my mission.

my blog post :: hemroids

Anonymous said...

Another new aspect is on the front, right above the display on the upper
right corner. Samsung is indeed implementing some great tactics to come up in
this tough competitive phone markets. Are you looking for more
information on Samsung galaxy unlocked.

Take a look at my web site - galaxy note 10.1

Anonymous said...

Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any
widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
I've been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this. Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

Here is my webpage :: click through the next website page

Anonymous said...

Hеllo Therе. I discoveгed youг
weblog the uѕе of msn. This is a really
nеatly wrіtten artіcle. I will be
surе to bookmark it and return to rеaԁ extra of yοur useful info.
Тhank you for the post. І will certainly comebacκ.


Ηere is my ωebpagе; Internal hemorrhoids

Anonymous said...

yоu aге truly a just right webmaster.
The ωeb site loading ρacе iѕ amazing.
It kind of feels thаt you're doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterpiece. you have performed a fantastic process on this subject!

Also visit my weblog :: Die Abnehm Lösung download :: ::

Anonymous said...

Right heгe is the perfect webpage for anybody ωho really wаnts tо find
out about this toрic. Υou understand a whole lot its almost hard to
argue with you (not that I рersonallу would want to…HaHа).
You сеrtainly put a brand nеw spin on a topic which has bеen dіscussеd
for decades. Great stuff, јust grеаt!


Alѕo viѕit my website :: hemroid Treatment

Anonymous said...

What's up all, here every person is sharing these kinds of know-how, therefore it's nіcе to reаd this blog, and I uѕed
tο go to ѕeе this web site every day.


my wеbpagе :: hemorroides

Anonymous said...

smokeless cigarettes, smokeless cigarettes, e cigarette, electronic cigarette, ecig forum, e cig forum

Anonymous said...

Boa tarde. O meu nome e Sergio Gomes e sou pescador de atum nos Acores, gostaria de saber se existe possibilidade de adquirir os anzois sem barba (escoete) do genero que tem publicado, esses seriam muito uteis na minha vida profissional pelo que se me conseguisse dar uma resposta concreta ao assuntoficaria bastante agradecido. Cumprimentos.

jeje said...

jinyi717
hermes belt
michael kors outlet
nike shoes outlet
canada goose outlet
ralph lauren polo
moncler outlet
coach handbags
christian louboutin outlet
coach outlet online
coach outlet

jeje said...

louboutin shoes
nhl jersey
true religion jeans outlet
birken stock
adidas shoes
christian louboutin
converse trainer
canada goose outlet
coach factory outlet
nike shoes

yanmaneee said...

nike air vapormax
paul george shoes
jordans
air max 95
nike air force
mlb jerseys
christian louboutin outlet
kyrie 5 shoes
nmd
cheap jordans

jasonbob said...

adidas yeezy
spongebob kyrie 5
nike sb dunk low
canada goose jacket
russell westbrook shoes
curry shoes
yeezy
lebron 16
moncler outlet
golden goose

mckesate said...

check out this site replica gucci go to the website best replica designer bags check it out louis vuitton replica

tayssayr said...

hop over to this website Ysl replica click reference high quality replica bags go to the website gucci replica handbags